Itajaí dá mais um passo rumo à desburocratização

A cidade catarinense implementa mais um módulo do sistema Aprova Digital, que desburocratiza e facilita a liberação de alvará de funcionamento para empresas

Segundo levantamento do Doing Business,um projeto do Banco Mundial que categoriza os países em facilidade de se fazer negócios, o Brasil está na 124ª posição e, quando se trata especificamente de abertura de empresas, está em 138ª. Tendo como foco a melhora nesses números, o Aprova Digital busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.


A partir desta segunda-feira (16/11), será implementado na cidade de Itajaí (SC), um sistema que proporcionará maior facilidade e agilidade no processo de abertura de empresas na cidade, uma vez que a plataforma reduz as etapas de aprovação de 8 para até duas etapas. Durante essa semana a plataforma estará em fase de testes e treinamento interno na prefeitura. Além disso, até o final do mês, estará liberada para todo e qualquer contador ou empreendedor que quer abrir um negócio em Itajaí.


Conhecida por abrigar o principal porto da região e o segundo maior do país em movimentação de contêineres, a cidade de Itajaí já oferece aos munícipes a utilização desse sistema pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente. Desde a implementação do Aprova Digital, houve uma queda de 30 dias para 6 dias nos prazos para aprovação das solicitações feitas pelos munícipes e maior transparência para os requerentes, além de uma redução nas contas por conta da eliminação do uso de papel.





“Existe um ciclo para que essa desburocratização seja efetiva. Primeiro mapeamos os fluxos da cidade e digitalizamos os processos, depois automatizamos e revisamos esses fluxos e então revisamos as normas, para que através da nova legislação possamos aprimorar o que está sendo feito”, afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.


Mesmo em fase de implementação desse novo sistema, a população já pode acessar a plataforma e realizar o cadastro no site da prefeitura de Itajaí e partir da próxima semana poderão solicitar e acompanhar a evolução dos trâmites de maneira totalmente digital, seguindo os passos conforme evoluírem. Caso haja alguma dúvida por parte do requerente, ainda existe uma aba de chat para que a equipe do Aprova possa ajudar em sua solicitação.


Sendo já utilizada em municípios como São Paulo e Joinville, a proposta do Aprova Digital é de ajudar as prefeituras a desburocratizar e acelerar a tramitação de processos através de um software especializado em processos digitais para Prefeituras.


Matéria original: Portal Joinville


#desburocratização #CidadeDeSãoPaulo

Empresa de tecnologia especializada em processos eletrônicos para Órgãos Públicos.

Devido a pandemia do COVID-19 estaremos atendendo suporte somente via chat.

CONTATO

R. Afonso Pena, 1876 - Centro, 85812-100, 2 Andar - Sala 203

Cascavel - PR

 

Fone: (11) 9 5226-0352

E-mail: contato@prefeituras.net

Comunicação: aprovadigital@nr-7comunicacao.com.br

REDES SOCIAIS

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook